top of page

Memória Empresarial

ree

Nos últimos anos, percebe-se um movimento de redução, diminuição ou até mesmo de extinção de atividades relacionadas à memória empresarial. Em muitas empresas, essa área fica localizada na comunicação, mas os profissionais de comunicação ou não conseguem mais sustentar a área ou realmente não se interessam.


Esse desinteresse pode ter várias causas, como mudanças organizacionais, rotatividade, comportamentos geracionais, entre outros.  


Para combatê-lo, é essencial entender a importância da memória empresarial e sua relação com a cultura organizacional, reforço de marca e reputação.


Organizar o acervo histórico é muito mais do que guardar documentos. Os materiais podem ser base de consulta para projetos de expansão fabril, lançamento de produtos, ações de comunicação interna, eventos comemorativos, pautas para imprensa, entre outros.


Vale destacar alguns benefícios de tratar da memória continuamente:


Sustentação da Cultura Organizacional

Valores, normas, práticas e histórias compartilhadas são a base da cultura organizacional, influenciando o comportamento dos funcionários e a tomada de decisão. Preservar a memória empresarial ajuda a manter a continuidade da cultura, especialmente durante períodos de mudança, como fusões, aquisições ou a transição para novas lideranças. 


Reforço da Identidade Corporativa

A história de uma empresa, suas tradições, conquistas e desafios são elementos que moldam sua identidade única. Comunicar esses aspectos para o público externo e interno fortalece a marca e fomenta um senso de pertencimento e lealdade. 

A memória empresarial é também uma importante fonte de registros que ajudam a contar a história de um lugar, e até mesmo de um país.

O acúmulo de conhecimento das organizações ajuda a traçar uma linha do tempo de inovações tecnológicas, mudanças nas práticas de produção, e adaptações a contextos econômicos variados. 


Comunicação x Memória Empresarial

A memória empresarial é sobre valorizar a cultura, preservar a identidade e dar sentido ao presente. Conhecer a história da empresa fortalece a narrativa institucional e humaniza a marca.

Que os profissionais de comunicação conquistem espaços para a memória empresarial, que reforcem a importância dessa área não só para as efemérides, mas um trabalho contínuo que contribui a identidade da marca, a cultura organizacional e a reputação da empresa.


 
 
 

Comentários


bottom of page