top of page
Pronto Comunicação

Employer Branding: processo de criação de um lugar diferenciado




Para ter uma marca empregadora consistente, primeiro é importante relembrar o significado dos conceitos que compõem o conjunto e iniciativas que tratam sobre a relação da marca empregadora com seus públicos, sejam eles funcionários, ex-funcionários e futuros funcionários:


  • Employer Brand, ou seja, a Marca Empregadora é a percepção das pessoas sobre a marca de uma organização como empregadora. É diferente da percepção da marca como negócio ou como provedora de produtos ou serviços.


  • EVP significa Employee Value Proposition, ou Proposta de Valor do Empregador é o conjunto de qualidades que a empresa deseja ser associada como empregadora.


  • Employer Branding é o processo de criação de um lugar diferenciado de trabalho e iniciativas que a empresa objetiva para reter e/ou atrair talentos. 


Segundo Bruna Gomes Mascarenhas, consultora em projetos de comunicação, employer branding e gestão da mudança, da empresa Smart Comms, o Employer Branding envolve todos os pontos de contato da marca empregadora com o talento.


Para ter um projeto bem-sucedido de employer branding, uma das primeiras ações é ter um alinhamento das áreas de RH, Marketing e Comunicação, estar todos na mesma página, e o segundo, é ter um conhecimento profundo sobre a organização, e principalmente sobre missão, valores e visão da mesma. Porque é daí que vem o propósito da empresa. Ao criar uma estratégia de employer branding, automaticamente, a organização irá atrair e reter colaboradores que estejam alinhados com o seu propósito. 


É sempre bom lembrar que Employer Branding está relacionado à reputação da empresa e, por isso, afeta a marca de consumo. Tudo está interligado: ser uma empresa com uma boa reputação empregatícia, ou seja, ser um bom lugar para trabalhar, ter funcionários satisfeitos e, por consequência, produtivos, acaba reverberando para o público externo e amplia, assim, a imagem da companhia.


Ter ferramental para a construção de Employer Branding é fundamental, como:

  1. Pesquisa de Satisfação/Pesquisa de Clima Interna

  2. Análise de Mercado, Tendências, Benchmarking

  3. Definição do EVP

  4. Comunicação Efetiva e Transparente


Considerando que o maior ativo de uma companhia são seus colaboradores, não trabalhar a marca empresarial de forma consistente pode ser altamente custoso. Trabalhar a jornada do colaborador, mapeando desde a atração de talentos, recrutamento, processo de aplicação de vagas, primeiro dia de trabalho, o famoso kit de boas-vindas, o durante e o depois, a forma de desligamento humanizada, tudo isso conta e faz a diferença nesta relação empregador e empregado.


Referências


4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page