Comunicação e Governança
- Pronto Comunicação
- 24 de jun.
- 2 min de leitura

“Sem comunicação não há governança” é assim que começa o livro da autora, jornalista e professora Vania Bueno – Comunicação e Governança, parecer e ser na era da transparência.
A partir dessa sentença já entendemos a intrínseca relação entre as duas áreas. Uma precisa da outra para que uma organização atue de forma sólida e transparente numa sociedade que produz e consome informações na velocidade de um clique, informações estas que podem ser ‘fakes’.
Segundo Vania, a governança orienta o ser; já a comunicação sustenta o parecer. E, juntas, influenciam o ecossistema de relações e moldam a percepção de valor.
E por falar em valor, nos remetemos à reputação, ou seja, governança e comunicação precisam estar conectadas para cuidar da imagem, fomentar o engajamento com os diversos públicos, e minimizar ao máximo o risco de crises e perdas.
Conversamos com a Vania, no nosso podcast “Carreira, Substantivo Feminino” - spoiler, pois o episódio vai ao ar em julho e poderá ser visto e/ou ouvido nas principais plataformas da rede Mega Brasil - em que o tema foi bastante tratado. A autora sentencia que crise não dá para evitar, ela vai acontecer, a grande pergunta é quando e como as empresas se preparam para tal. E aí, uma organização com governança bem estruturada e comunicação conectada tem ferramental e mecanismos para minimizar os impactos de uma possível crise.
Muitas vezes a governança é vista como um campo técnico e burocrático, restrito a conselheiros e executivos, enquanto comunicação é vista como algo mais operacional, atrelado em sua maioria, às ações de marketing ou RH de uma corporação. Mas ao fazer a conexão entre as duas, a professora traz luz a essa relação e mostra a importância
A comunicação quando integrada à governança, se transforma em pilar estratégico, se conectando com o propósito, com os objetivos de negócios e contribuindo para a imagem e reputação de uma organização.
Referência
Livro: Comunicação e Governança – parecer e ser na era da transparência
Comments